Touros das raças Nelore, Sindi e Gir Leiteiro contratados na ExpoZebu estão em quarentena na Central



A Central Bela Visa marcou presença na 85ª ExpoZebu, a mais importante feira de exposição de animais da raça zebuína do mundo. Em seu estande permanente, a maior central de coleta de sêmen da América Latina recebeu centenas de clientes, parceiros e amigos entre os dias 27 de abril e 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Durante a programação, a Central participou de vários eventos, como julgamentos e leilões, entre eles Naviraí, Rancho da Matinha, Terra Brava, Camparino e Genética Aditiva e Elite Provada, e recebeu muitos touros contratados das centrais Genex, Select Sires e CRV Lagoa, que contratou reprodutores como Logan (Nelore) e Feron (Sindi), além de também receber nove reprodutores do teste de progênie da raça Gir Leiteiro.

O gerente de Operações da Central, Gerson Sanches, destaca a importância da participação no evento e, em especial, o resultado da visita dos técnicos da MAGA (Ministerio da Agricultura, Ganaderia y Alimentación) da Guatemala. “Mais uma vez, obtivemos a certificação sanitária para exportação de sêmen, dessa vez para a Guatemala, país muito importante para nossos clientes, que já estão levando genética de seus reprodutores coletados conosco para outros países”, ressalta.

Rodrigo Frigoni, gerente de Relacionamento Comercial da empresa, explica que a ExpoZebu mostrou muito claramente a decisão dos produtores em comprar genética avaliada pelo desempenho de touros e matrizes, avaliados nos principais sumários da raça, principalmente Nelore, o que mostra a profissionalização do setor em genética provada.

“A Central Bela Vista se insere como uma opção para maximização do uso de touros jovens, com avaliação genética e genômica, que podem ser coletados para uso próprio na modalidade de prestação de serviço, visando diminuir os custos de sêmen nos programas de IATF”, destaca.

O profissional lembra que o evento é o cartão de visita de todo o rebanho zebuíno no Brasil e na América Latina, que busca genética provada nas raças zebuínas. “Durante o período da feira, recebemos a visita de muitos criadores estrangeiros para conhecer a empresa e os touros alojados, contratados por outras centrais. Com certeza, o mercado externo para exportação de sêmen é uma grande oportunidade para criadores que tiverem touros coletados em centrais, como a Central Bela Vista, que é habilitada com protocolos de exportação exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, enfatiza.

Ocupando uma área de 130 hectares a 1.000 metros de altitude, a Central Bela Vista está localizada no município de Botucatu (SP), sendo beneficiada pelo clima e isolamento sanitário, importantes diferenciais para a produção de sêmen congelado de bovinos e bubalinos das mais diversas raças de corte e leite.

Atualmente, conta com cerca de 400 touros alojados, em uma infraestrutura completa para o manejo animal sem estresse, com piquetes funcionais, cobertos e com sistema de irrigação e drenagem. Todas as ruas são totalmente asfaltadas, o que facilita a distribuição das dietas especificas para a necessidade de cada reprodutor.