Grandes criatórios e centrais de IA atestam qualidade da Central Bela Vista






CFM Bárbaro no Mega Leilão CFM



A Central Bela Vista, localizada em Pardinho (SP), é referência em coleta e industrialização de sêmen bovino. Entre os clientes estão alguns dos principais criatórios, pecuaristas e centrais de inseminação artificial do Brasil.



Um exemplo é a Agro-Pecuária CFM, que possui dois touros jovens de grande projeção – CFM Bárbaro e CFM Brilhante – atualmente em fase de coleta de sêmen na Central. Ambos tiveram 50% de suas propriedades comercializadas no Mega Leilão CFM 2015 e já coletaram as doses para o teste de progênie do criatório. Enquanto Bárbaro obteve o maior índice CFM da safra, Brilhante foi o touro mais valorizado do leilão.





A central de inseminação artificial CRI Genética tem 26 touros hospedados, entre animais das raças Nelore, Gir Leiteiro, Girolando e Bonsmara. Os 9 touros Nelore vieram da ExpoGenética 2015 e já iniciaram a produção. Francisco Aragão, gerente comercial da CRI, ressalta a importância da parceria com a Bela Vista. “Como não possui uma central no Brasil, a CRI optou por estabelecer uma parceria com a Central Bela Vista, dada a preocupação com a qualidade do sêmen a ser comercializado. A receptividade não só da equipe técnica como dos nossos clientes junto à Central tem sido extraordinária, sempre com disponibilidade para mostrar os animais e de falar sobre o assunto com a maior transparência possível”, elogia.





Já a Select Sires tem quatro touros hospedados (raças Gir Leiteiro e Girolando), todos habilitados para exportação direcionada a países como Colômbia, Panamá e Costa Rica. Felipe Escobar Rocha, gerente técnico da empresa, avalia de forma positiva o trabalho desenvolvido. “Conhecemos a Bela Vista há muito tempo e sabemos da qualidade no processamento e na produção de sêmen, cumprindo todos os requisitos sanitários visando exportá-lo para países da América Latina”, salienta.



Ele acrescenta que, ao serem apresentados a clientes e parceiros, os animais hospedados na Central sempre estão em excelentes condições. “Toda a equipe técnica e comercial da Bela Vista é sempre muito solícita a todas as nossas demandas, tanto de protocolos sanitários quanto de manutenção das condições dos touros. Por isso, a Select Sires projeta uma grande longevidade dessa parceria”, destaca Rocha.



O pecuarista Adir do Carmo Leonel coleta mais de 40 mil doses por ano na Bela Vista, também já em condições de serem exportadas para Colômbia, Panamá e Costa Rica. Em sua primeira visita à sede da empresa, ficou impressionado com o que viu. “Estou muito satisfeito com a condição corporal e de produção dos meus touros. Parabéns à equipe”, enfatizou. Na ocasião, Adir foi recepcionado pelo gerente comercial da Bela Vista, Rodrigo Frigoni, e pelo encarregado pelo manejo e colheitas de sêmen, Leandro Rosário Jerônimo.



Os grandes produtores de bezerros, como Mafra Agropecuária e Jorge de Biasi, que têm coletado touros provados para uso próprio em programas de IATF, também são considerados focos importantes da atuação da Central. Visando sempre oferecer o melhor custo-benefício a seus clientes, a Bela Vista tem o ambiente perfeito para cuidar do patrimônio de seus clientes e otimizar a coleta de sêmen. Com a inseminação artificial, é possível maximizar a genética, produzir bezerros com qualidade superior no ano e ainda lucrar com a venda de sêmen.



Vantagens



Na Central Bela Vista, a alimentação dos animais é controlada para manter a condição corporal ideal. Toda a dieta é balanceada e os touros são alimentados de acordo com suas necessidades – em crescimento, em ganho de peso ou em manutenção.



Além disso, os cuidados sanitários são rigorosamente monitorados, com vacinas e especificações de higiene, em padrões que vão além dos exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).



Os touros adquirem excelentes condições de produção do material genético, já que a Central fica em local privilegiado, o que garante o clima ameno e o isolamento sanitário ideal. Os 300 piquetes são individuais e sombreados e o laboratório é modernizado e conta com equipamentos para industrialização e congelamento de sêmen.



Sobre a Central Bela Vista



A Central Bela Vista, localizada em Pardinho (SP), é a maior empresa de coleta e processamento de sêmen do Brasil, garantindo, há mais de 15 anos, uma produção de sêmen com excelência no Brasil e até mesmo além de nossas fronteiras.



Focada em eficiência, a Central está constantemente buscando novas maneiras de melhorar e maximizar a qualidade e a quantidade de sua produção e a otimização dos serviços prestados, controlando detalhadamente os custos, para que os criadores percebam o máximo valor.



Mais informações sobre a Central Bela Vista podem ser obtidas no site www.centralbelavista.com.br.