Produção de sêmen sexado




A Central Bela Vista também oferece sêmen sexado para todo mercado brasileiro. A sexagem de sêmen é considerada um dos estágios mais avançados da evolução da tecnologia de sêmen nos dias de hoje.

A escolha do sexo do bezerro permite ao criador maior ganho genético pelo menor intervalo entre gerações, agregando muito mais valor às inseminações.

Recomendado para uso na inseminação artificial do gado leiteiro, onde se obtém o número máximo de fêmeas possíveis numa geração, também é utilizado no gado de corte, para obtenção de fêmeas para reposição e também para produção de bezerros de abate.

A Central Bela Vista trabalha de acordo com a demanda dos clientes, podendo produzir sêmen sexado para as outras centrais e também aos criadores parceiros que são atendidos pela empresa, de acordo com as necessidades de cada um.

Sobre o sêmen sexado

O sêmen sexado é separado por sexo em populações com cromossomos X (fêmea) e Y (macho) e, é purificado através de um aparelho denominado Citômetro de Fluxo. Os bovinos têm em torno de 4,0% de diferença no peso do DNA total entre o cromossomo X e Y. A técnica foi desenvolvida em 1976 pelo Dr. Larry Johnson, do USDA (United States Department of Agriculture), e a primeira bezerra fruto de sêmen sexado congelado nasceu em 1999 nos Estados Unidos. O USDA é o proprietário da patente principal desta técnica, através da empresa XY Inc.

Podem ser produzidas entre 5 a 10 doses por hora no Citômetro de Fluxo. O sêmen de 80% a 90% dos touros está apto para separação e a qualidade do ejaculado influencia fortemente na velocidade e na pureza do processo. Em geral, o nível de pureza chega a 87%, sendo que o mínimo aceitável é de 85%.

O sêmen sexado deve receber a mesma atenção dedicada ao sêmen convencional quanto ao armazenamento, manuseio e aplicação. As vantagens da utilização de sêmen sexado são as seguintes:

• Liberdade para escolher o sexo da cria e definir os rumos do seu negócio;
• Incrementar o número de fêmeas ou de machos no rebanho;
• Maior intensidade de seleção, acelerando o melhoramento genético do rebanho;
• Reposição interna do rebanho com qualidade genética e sanitária;
• Otimização das características genéticas desejadas;
• Reduzir a incidência de partos distócicos, com o uso de sêmen sexado de fêmea que normalmente nascem mais leves (principalmente em rebanhos de leite).


Entre em contato

Para mais informações sobre este serviço, entre em contato conosco através do formulário abaixo. Responderemos o mais brevemente possível!