Central Bela Vista vai receber mais 10 touros jovens Nelore da Katayama Pecuária



Parceira da Central Bela Vista há mais de seis anos, a Katayama Pecuária enviará, nos próximos dias, mais 10 touros jovens Nelore para coleta de sêmen. Os animais são oriundos da sua seleção no criatório localizado no município de Guararapes (SP).

As doses de sêmen coletadas serão utilizadas via acasalamentos dirigidos nas matrizes de seu rebanho para teste de progênie, na estação de monta 2019/2020. Esses 10 touros jovens estão entre os melhores selecionados no PINT-KA (Programa de Identificação de Novos Touros) do criatório. Para fazer parte deste seleto time de promissores talentos, os touros jovens selecionados precisam estar sempre entre os superiores em todas as avaliações impostas no PKGA, nas fases de desmama e sobreano.

Na primeira etapa, é considerada uma criteriosa análise de desempenho intrarrebanho, na qual os candidatos têm que ser superiores ou elite para os pesos ajustados à desmama, ano e sobreano e perímetro escrotal ao ano e sobreano, além de avaliações almejadas para os escores de estrutura (E), precocidade (P) e musculosidade (M) de carcaça, tanto na desmama quanto ao sobreano. Na segunda etapa do processo seletivo, o filtro é a superioridade genética que os candidatos devem possuir. A superioridade evidencia as diferenças dos valores genômicos para o índice MGTe e DEPs utilizadas como critérios de seleção no PKGA. Assim, somente os indivíduos com os melhores conjuntos de avaliação genética integram o grupo de candidatos para a “peneira” final.

Rodrigo Frigoni, gerente de Relacionamento Comercial da Central Bela Vista, explica que, a cada ano, o número de touros para serem testados vem aumentando. “O rebanho da Katayama vem se destacando nos principais programas de avaliação brasileiros, tanto PO quanto CEIP, provando touros entre os líderes dos sumários todos os anos”, finaliza.

Entre os dias 16 e 18 de agosto, será realizado mais um leilão Katayama, com a oferta de 700 touros Nelore avaliados, todos com DEP genômica, além de 4 doadoras top do plantel, também com DEP genômica. O evento, que será realizado na Estância Cachoeirinha, em Guararapes (SP), terá transmissão pelo Canal do Boi. A leiloeira é a Central Leilões.

Confira a matéria sobre a seleção dos touros na Katayama Pecuária: