Central Bela Vista completa três anos em Botucatu (SP) com 8,5 milhões de doses produzidas



Após três anos do início das operações em sua nova sede em Botucatu (SP), a Central Bela Vista segue investindo em infraestrutura, capacitando sua equipe e buscando o que há de melhor em tecnologia, além de registrar excelentes resultados, com projeção de crescimento de 20% para este ano.

Consolidada como parceira de confiança tanto de criadores quanto de centrais de todo o Brasil, a empresa coletou sêmen de aproximadamente 1.200 reprodutores de diversas raças para o fomento da genética no Brasil e exterior, tendo produzido mais de 8,5 milhões de doses desde junho de 2017.

Com a expectativa de receber 450 reprodutores em 2020, a empresa ocupa uma área de 130 hectares e está a 1.000 metros de altitude, com infraestrutura completa, ideal para garantir a máxima produção de sêmen com elevada qualidade, sempre aliada ao bem-estar animal.

Beneficiada pelo clima e isolamento sanitário, importantes diferenciais para a produção de sêmen congelado de bovinos e bubalinos, a Bela Vista produziu 3 milhões de doses em 2019, respondendo por um terço da produção nacional.

Visando proporcionar mais conforto e bem-estar aos animais, a empresa recentemente aumentou para 3 mil metros quadrados a área coberta destinada à coleta dos reprodutores, o que equivale ao dobro das dimensões anteriormente disponíveis. Agora, os animais contam com um amplo espaço, mais arejado e protegido contra o sol e a chuva.

Sempre focada na busca de novas tecnologias para otimizar o processamento de sêmen, investiu há poucos meses em dois novos equipamentos de suma importância para a utilização em seu laboratório. A primeira aquisição foi o IVOS II, o mais preciso e confiável de todos os sistemas CASA disponíveis no mercado. Com o equipamento, é possível gerar resultados completos de cinética celular, a exemplo de motilidade, progressividade, velocidade e viabilidade, entre outros.

Já a segunda foi o Nucleo Counter SP-100, cuja função é avaliar a concentração espermática em amostras de sêmen. Com alta precisão, proporciona maior acuracidade na avaliação da viabilidade celular, além da contagem total de células na amostra de esperma e análises primordiais na produção de sêmen congelado para uso na IA.

Capacitação técnica também está entre as prioridades da empresa. Dois novos médicos veterinários foram contratados recentemente para atuação exclusiva no atendimento clínico e nutricional dos reprodutores. Ambos fazem o acompanhamento diário das atividades sanitárias e de manejo, garantindo a manutenção fisiológica dos animais.

A Central também promoveu um treinamento para doma e manejo racional direcionado à sua equipe de manutenção de reprodutores. O especialista Nilson Dornellas de Oliveira, com larga experiência em doma, manejo e apresentação de bovinos, forneceu dicas para a preparação dos animais que serão coletados, com o objetivo de assegurar o bem-estar e a produção, com qualidade e em menor tempo.

Para o gerente de Operações, Gerson Sanches, todas as expectativas traçadas nos últimos três anos foram superadas, o que aumenta a responsabilidade da empresa, pois uma em cada três doses produzidas no Brasil são coletadas pela Central Bela Vista.

“Estes números reforçam ainda mais os nossos valores e o comprometimento com os clientes e com o melhoramento genético dos rebanhos. Nossa prioridade é entregar sempre excelência nos serviços, com profissionais altamente qualificados, além de buscar o que há de melhor em todo o processo de coleta e industrialização de sêmen bovino”, finaliza Sanches.